José Ephin Mindlin foi a pessoa escolhida para ser patrono da biblioteca de nossa escola ETEC Machado de Assis,
Mas quem foi ele?
![]() |
José Ephim Mindlin Fonte: google |
Mindlin é conhecido como o maior bibliófilo do Brasil, a sua paixão pela leitura, fez com que ele construísse uma biblioteca particular com mais de 40 mil exemplares de livros raros, tendo início aos seus 13 anos de idade e terminando aos 95 anos, por causa de seu falecimento, em 28 de fevereiro de 2010.
![]() |
Visita de membros da comunidade escolar a biblioteca particular de José Mindlin em 2007. (da esq. p/ dir. Prof Matheus Juliano, José Mindlin e Gisely Nascimento) |
Em sua biblioteca, Mindlin, reuniu preciosidades como o original do Grande Sertão: Veredas e de Sagarana de Guimarães Rosa, a primeira edição de O Guarany, de José de Alencar, de 1857, os originais de Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo com correções à mão do autor, entre outros livros. Em 2006, ele e sua esposa Guita, doaram todo esse seu acervo à biblioteca Brasiliana Digital da USP (http://www.brasiliana.usp.br/node/504)
Filho de pais russos, imigrados para o Brasil no começo do século passado, Mindlin nasceu em São Paulo, em 08 de setembro de 1914. Seu primeiro emprego foi como repórter e redator do jornal “O Estado de São Paulo”, aos dezesseis anos de idade.
Em 1936 formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em advocacia. Durante o curso casou com sua esposa Guita e com ela teve quatro filhos.
No decorrer da sua vida exerceu várias atividades importantes como:
Tornou-se empresário, em 1950, como um dos fundadores da empresa Metal Leve.
Em janeiro de 1975, a convite do então Governador do Estado de São Paulo Paulo Egydio, assumiu o cargo de secretario da Cultura, Ciência e Tecnologia.
No dia 20 de junho de 2006, Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras Fonte: google |
Em 2006, tornou-se membro da Academia Brasileira de Letras.
Além de ter feito parte de numerosos e variados Conselhos empresariais e de entidades culturais, tanto nacionais como internacionais, entre eles se destacam o IPHAN, Fapesp, CNPq, o Conselho Internacional do Museu de Arte Moderna de Nova York, Conselho da Escola de Administração de Empresas (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas, entre outros.
Por ser amante dos livros, por preservar e disseminar o conhecimento referente à cultura, a história brasileira e mundial que Mindlim foi escolhido, por um grupo de alunos para se tornar patrono da Biblioteca da ETEC Machado de Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário